Imprensa

Início

9º Festival do Japão em Minas 

Expominas recebe 9º Festival do Japão em Minas 


Uma aposta na positividade e na esperança. É assim que o governo do Japão contempla a nova Era Imperial “Reiwa”, que acompanhará o reinado de Naruhito, 126º Imperador japonês que ascendeu ao trono em maio deste ano após a abdicação de seu pai Akihito, na primeira cessão do trono nipônico em mais de 200 anos.

Inspirado em um clássico da poesia Waka, a mais antiga forma literária japonesa, “Reiwa” surge da combinação de dois caracteres que podem ser traduzidos como “agradável”, &quot paz&quot, “ordem” e “harmonia”.

O mesmo espírito de renovação e otimismo serve agora de impulso para a Comissão Organizadora do Festival do Japão que recomeça oficialmente os trabalhos para a realização de sua 9ª edição em Minas Gerais. Como nos anos anteriores, nossa proposta segue sendo divulgar com muita dedicação e responsabilidade as riquezas, belezas e diversidades da cultura nipônica integrada à cultura mineira.

Em 2020, o Festival do Japão em Minas será realizado entre os dias 28 e 29 de fevereiro e 1º de março, nos saguões do Expominas.

O objetivo principal da festa é proporcionar oportunidades de negócios para expositores e participantes, e assim ampliar os laços sociais e econômicos entre o estado de Minas Gerais e o Japão. O evento quer servir como o canal que une perfeitamente as tradições milenares nipônicas com as manifestações culturais mineiras.

O evento será montado em uma estrutura de 20.000m2, que abrigará o palco principal com inúmeras apresentações culturais de danças, musicas e concursos, além das áreas institucionais, empresariais e comerciais. Haverá também espaço dedicado a expositores de produtos artesanais e típicos, demonstrações e degustações de lançamentos de produtos para o mercado mineiro, Áreas de games, Artes Marciais, experimentação de Baseball, Espaço Kids, além de Área de Saúde, espaço da Cultura Pop, e áreas tradicionais como a Cerimônia do Chá, Ikebana, Hinamatsuri, Campeonatos de Hashi, Jan-Ken-Po, Kendama, Oficinas gratuitas, gastronomia japonesa e mineira entre outras atividades e muitas novidades.

Nesta edição, teremos a Exposição UKIYO-Ê (Mundo Flutuante) – Uma viagem no tempo do EDO, Seculo XVIII, com gravuras em xilogravura Ukiyo-ê e fotografias da Tóquio atual. A gravura japonesa Ukiyoe é pintada a mão, uma manifestação artisitca autentica do povo comum da cidade do EDO, conhecida hoje como Tóquio. E a Exposição Sensu e Uchiwa – Os tradicionais leques japoneses, seu simbolismo, suas variações, estilos, cores e diferenças que tem permeado a cultura japonesa ao longo de sua história, a partir do século 16.

O evento tem a responsabilidade social como um pilar, promovendo também a acessibilidade e a democratização do acesso por meio de ingressos a preços populares, cortesias para escolas públicas municipais, intérprete de libras e programação em braille no evento, doações de mudas e diversas outras ações.

Valor da entrada: R$20, inteira, R$10, meia-entrada, de acordo com a lei Federal  12.933/2013 e a lei Municipal 9070/2005, que prevê a meia-entrada para menores de 21 anos e estudantes, mediante a apresentação do documento de comprovação (RG, CNH ou Carteira de Trabalho). Para estudantes é necessário apresentação da Carteira de Identificação Estudantil, no ato da compra. E, conforme o Estatuto do Idoso, para maiores de 60 anos.

Menores de 12 anos poderão entrar somente acompanhados dos pais ou maior responsável da família, com carta de autorização assinada pelos pais. Todos devem portar um documento com foto (identidade, carteira de trabalho/motorista e etc.). No caso de crianças, a certidão de nascimento é aceita.

Venda pelo aplicativo e site da Sympla (www.sympla.com.br) e na bilheteria nos dias do evento. Não é permitido entrar com alimentos.

Pessoas não inscritas no Concurso Cosplay podem entrar no evento caracterizadas como personagens, mesmo que não estejam participando do concurso. Não haverá inscrições para o concurso durante o evento.

 

Serviço 

9º Festival do Japão em Minas 

Datas: 28 e 29 de fevereiro e 1º de março de 2020

Horário: 28/02, sexta-feira, 14h às 22h – 29/02, sábado, 10h às 22h – 1º/03, domingo, 10h às 19h.

Local: Expominas – Av. Amazonas, 6.200 – Gameleira – BH

Informações detalhadas pelo link: www.festivaldojapaominas.com.br