Imprensa

Início

8º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária – 23 a 27/11/2019

Expominas recebe 8º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária

Inspirado no olhar do escritor Guimarães Rosa e nas veredas contemporâneas do setor saúde e do próprio país, o Temático Vigilância Sanitária da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – GT VisaVisa/Abrasco,  promove o 8º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária –Simbravisa – dias 23 a 27 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

A expectativa é reunir cerca de mil pessoas, entre profissionais municipais e estaduais das diversas vigilâncias em saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, além de docentes, estudantes, pesquisadores e ativistas das diversas áreas da Saúde Coletiva para dialogarem a partir do lema: “Democracia e Saúde: caminhos e descaminhos da Vigilância Sanitária”.

Coordenadora do GT Visa e presidente do Simpósio, Ana Cristina Souto explica a escolha do eixo temático, que deu sequência ao método de trabalho trilhado pelo GT nos últimos eventos, que privilegia novos olhares sobre os temas da conjuntura em saúde. No 7º Simpósio, realizado em 2016, o Grupo partiu da contribuição artística de Carybé, pintor argentino radicado na Bahia que retratou pescadores, quituteiras e demais trabalhadores informais da cidade de Salvador, servindo de ponto de partida para debater o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

“Para essa edição do Simbravisa escolhemos a democracia, que tem estado em destaque por conta da perda expressiva de direitos como implicação da crise, e Guimarães Rosa. Ao estudar a obra desse escritor, vimos que ele trata o sertão como um ponto de partida. Isto também nos levou a pensar a ideia de caminhos e descaminhos e fazer essa analogia, de pensar os sertões e sua profundidade, que é um pouco também dos caminhos e descaminhos das áreas da vigilância na saúde, essa coisa tão complexa, mas que tem um caminhar próprio tão importante nos últimos 30 anos” explica Ana Souto.

Mais informações pelos links: www.abrasco.org.br e pelo site do evento www.simbravisa.com.br